novembro 9, 2018

II Olimpíada Brasileira de Neurociências para Graduandos – OBNG

17, 18 e 19 de Julho de 2019
Centro de Ciências da Saúde da UFRJ - CCS

O que é a Olimpíada Brasileira de Neurociências para Graduandos?
Trata-se de uma iniciativa para promover o estudo e o interesse nas neurociências, através da competição de conhecimentos entre graduandos. Foi criada tendo como inspiração as mundialmente consolidadas Olimpíadas de Neurociências para alunos de ensino médio. 

Como faço para Participar?
Basta clicar nos botões ao lado e se inscrever. É necessário se inscrever também no Simpósio.

Coordenação
Prof. Dr. Alfred Sholl-Franco (UFRJ)
Profa. Dra. Priscilla Oliveira Silva Bomfim (UFF)
Prof. Dr. Gláucio Aranha (OCC e ESAJ/TJRJ)
Ingrid Moura (UFRJ)
Aliny Carvalho (UFRJ) 


Equipe


Bruna Teixeira Silva (UFF)
Camila Saggioro de Figueiredo (UFF)
Luana da Silva Chagas (UFF)
Mariana de Almeida Azevedo (UFF)
Poliana Capucho Sandre (UFF)
Thalita Mázala de Oliveira (UFF)
  • 17/07/2019 (Quarta-feira)
    • 12:00 às 13:30 – Credenciamento dos competidores/supervisores e/ou coordenadores locais no II SBN (CCS).
    • 14:00 às 15:00 – Prova de Neurociências Básicas (Quiz)
      • Local a ser definido, Centro de Ciências da Saúde, UFRJ.
    • 15:00 às 15:30 – Coffee break
    • 15:30 às 16:30 – Prova de Morfologia.
        • Locais a serem definidos, Centro de Ciências da Saúde, UFRJ.
  • 18/07/2019 (Quinta-feira)
    • 13:00 às 14:00 – Prova de Neurociências Clínicas (Diagnósticos)
    • 14:00 às 16:00 – Live Questions (Questões discursivas sobre todo o conteúdo da competição)
  • 19/07/2019 (Sexta-feira)
    • 17:00 – Cerimônia de Encerramento e Premiações
Nota: a ordem de execução das avaliações, informada na programação presente no sitio oficial do II Simpósio Brasileiro de Neurociências, poderá ser modificada nos dias de competição conforme decisão do Comitê Nacional. Nesse caso, ocorrerá a divulgação prévia para os competidores inscritos.

Conteúdo do Edital

As provas da primeira competição da Olimpíada Brasileira de Neurociências para Graduandos ocorrerão nos dias 17-19 de julho de 2019 (sábado e domingo), durante o II Simpósio Brasileiro de Neurociências, nas dependências do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Av. Carlos Chagas Filho, 373, Cidade  Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, RJ 21.941-902. As provas da OBNG serão divididas nos dois dias e em quatro etapas conforme consta no na programação disponível no sitio www.sbn2018.com.br.

Dúvidas sobre o Edital


As dúvidas sobre o presente edital deverão ser encaminhadas à Equipe de  Coordenadores Nacionais, através do e-mail obneurograduandos@gmail.com.

Conteúdo



A pontuação máxima da competição constará de 100 pontos, a serem obtidos após a realização de  4 provas divididas conforme os seguintes conteúdos:
  • Morfologia do Sistema Nervoso – Avaliação prática/teórica (25%), que envolve conteúdos de embriologia, citologia, histologia e anatomia macroscópica do sistema nervoso. Os candidatos serão apresentados às amostras histológicas preparadas ou de tecido nervoso humano conservado ou às imagens das mesmas. Os estudantes deverão lembrar os nomes e/ou funções das células, tecidos ou estruturas celulares e/ou histológicas e/ou peças indicadas e responder de modo objetivo ou discursivo em suas folhas de resposta, conforme indicação no dia da prova.
  • Neurociências Básicas – Avaliação teórica (25%), que envolve responder as questões objetivas apresentadas. As respostas deverão ser marcadas em um cartão (ou caderno) de respostas dentro do prazo  de tempo estabelecido e divulgado no dia da competição. Nesta etapa serão abordados temas básicos e avançados (conhecimentos gerais) em neurociências, como, por exemplo desenvolvimento, organização funcional, excitabilidade e sinalização neuronal, sistemas sensoriais e motores, comportamentos, aprendizagem, memória, linguagem, sono, mecanismos de ação de drogas, envelhecimento, dentre outros.
  • Neurociências Clínicas – Avaliação prática/teórica (25%), que envolve a utilização de casos clínicos (apresentação de vídeos, dramatizações, desafios) a serem desvendados pelos candidatos. Nesta etapa os candidatos assistirão a vídeos ou apresentação de quadros clínicos por atores (alunos/professores ou outros profissionais), sendo cada apresentação com duração de 1-2 minutos.  Será avaliado também o domínio e conhecimento sobre exames laboratoriais e/ou clínicos para o diagnóstico de doença neurológica do paciente, conforme a escolha de uma das seguintes desordens: transtorno bipolar, epilepsia, dislexia, TDAH, TDC, doença de Parkinson, dependência/addição, doença de Alzheimer, doença de Huntington, acidente vascular cerebral/encefálico (AVC/AVE), Síndrome de Korsakoff, Trauma /Lesão raquimedular, Doenças do Príon – Doença de Creutzfeldt-Jakob, Síndrome de Down, esquizofrenia, depressão, TOC, esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica, síndrome de Tourette, hidrocefalia, paralisia cerebral, síndromes neurológicas relacionadas à SIDA, dor crônica e TEA. Poderão ser abordados os seguintes exames para teste diagnóstico: Teste de Inteligência, Teste de Memória, Exame saguíneo (Hemograma), Teste de DNA, Punção Lombar, Aferição de Pressão Arterial, Biópsa e Neuropatologia, Teste de condução nervosa, Avaliação de reflexos, Avaliação motora, Avaliação sensorial, Eletroencefalograma, Eletromiografia, Estudo de fluxo sanguíneo cerebral, Tomografia Computadorizada (CT scan), Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET scan), Imagem de Ressonância Magnética Funcional (functional MRI), Imagem de Ressonância Magnética (MRI scan).
  • Live Questions – Avaliação teórica (25%) discursiva, que envolve responder a perguntas apresentadas oralmente e corrigidas por uma comissão julgadora, na medida em que as mesmas forem sendo respondidas. O tempo para responder a cada uma das perguntas abertas será de no máximo 1 (um) minuto. Nesta etapa as questões podem abordar todos os temas anteriormente avaliados (morfologia do sistema nervoso, neurociências básicas e clínicas), envolvendo conhecimentos gerais tais como: desenvolvimento, organização funcional, excitabilidade e sinalização neuronal, sistemas sensoriais e motores, comportamentos, aprendizagem, memória, linguagem, sono, doenças/distúrbios, mecanismos de ação de drogas, envelhecimento, dentre outros.


Nota: a ordem de execução das avaliações será informada na programação presente no sitio oficial do evento, mas poderá ser modificada nos dias de competição conforme decisão do Comitê Nacional, sendo necessária a divulgação prévia no sítio eletrônico. A ordem de apresentação das peças/imagens anatômicas e das imagens histológicas será determinada apenas no dia da competição e poderá ser alterada  dependendo das circunstâncias locais e/ou da disponibilidade de recursos. A ordem ou mesmo a estrutura da competição (inclusão ou retirada de alguma etapa) poderão ser alteradas pelo Comitê Nacional. 

Material para Estudo


Estão listados abaixo livros, artigos e sites que contém conteúdo científico com diferentes graus de aprofundamento relativo temas abordados.  Esta listagem esta sendo atualizada semanalmente, sempre às 3as. Feiras.

Morfologia:
  • Netter, F.H. Atlas de Anatomia Humana. 6ªed. Elsevier, 2015.
  • Pauwels, W. Cranial Nerves 3ªed. PMPH-USA (2010)
  • Mancall, E.L, Brock,D. GRAY’S Clinical Neuroanatomy. 1ªed. Elsevier (2011)
  • Machado,A.Neuroanatomia Funcional. 3ªed. Atheneu. 2014.
  • Afifi, A.K. Neuroanatomia Funcional. 2ªed. Roca. 2008.
  • http://www.neuroanatomy.ca/
  • http://anatpat.unicamp.br/neupimportal.html

Neurociências Básicas e conhecimentos gerais sobre o sistema nervoso:
  • Neuroscience: Exploring the Brain.3rd ed. Lippincott Williams and Wilkins. (February 7, 2006)
  • Kandel, E. Principles of Neural Science.5ª ed. Mc Graw Hill; (26 de outubro de 2012)
  • Lent,R.Cem Bilhões de Neurônios. 2ªed. Atheneu. 2010.
 Neurociências Clínicas:
  • Adams and Victor’s. Principles of Neurology 10th Edition. McGraw-Hill Education. 2014.
  • Neuroanatomia clínica (Richard S. Snell – 7ª ED – 2011)
  • Neurociência: fundamentos para a reabilitação (Lundy-Ekman – 3ª ED – Elsevier 2008)
  • Neurociência Clínica: as bases neurobiológicas da saúde mental (Lambert e Kinsley – 1ª ED – 2006)
 Material complementar (Artigos):
  • DUBOIS, B et al. Cognitive and neuroimaging features and brain β-amyloidosis in individuals at risk of Alzheimer’s disease (INSIGHT-preAD): a longitudinal observational study. The Lancet Neurology. 2018
  • SCHWARZINGER, M. et al. Contribution of alcohol use disorders to the burden of dementia in France 2008–13: a nationwide retrospective cohort study.Lancet Public Health 2018
  • Birnbaum, R. Weinberger, D.R.Genetic insights into the neurodevelopmental origins of schizophrenia. Nature Reviews Neuroscience. 2017
  • Franklin, R.J.M.,ffrench-Constant, C. Regenerating CNS myelin — from mechanisms to experimental medicines.Nature Reviews Neuroscience. 2017
  • Latourelle, J.C. et al. Large-scale identification of clinical and genetic predictors of motor progression in patients with newly diagnosed Parkinson’s disease: a longitudinal cohort study and validation.Nature Reviews Neuroscience. 2017
  • Pan, W.W.,Myers Jr, M.G.Leptin and the maintenance of elevated body weight.Nature Reviews Neuroscience. 2017
  • Forrest,M.P.,Parnell, E., Penzes, P.Dendritic structural plasticity and neuropsychiatric disease.Nature Reviews Neuroscience. 2018.
  • Volkow,N.D.,Wise, R.A.,Baler,R. The dopamine motive system: implications for drug and food addiction.Nature Reviews Neuroscience. 2017
 Programas disponíveis (e gratúitos) para dispositivos móveis (celulares), nas versões para Androide e iOS:
  • 3D Brain
  • Brain Tutor
  • NeuroSlice
  • Anatomy Learning
 Para Exames de Imagem:
  • Encéfalo – da série: Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (Rocha, Vedolin, Mendonça – 1ª ED – Elsevier 2012)
 Alzheimer:Artigos Científicos: (em portugês)TORRAO, Andréa S. et al. Abordagens diferentes, um único objetivo: compreender os mecanismos celulares das doenças de Parkinson e de Alzheimer. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2012, vol.34, suppl.2, pp. s194-s205. ISSN 1516-4446. http://www.scielo.br/pdf/rbp/v34s2/pt_v34s2a06.pdfSites: Associação Brasileira de Alzheimer – Regional São Paulo. http://www.abrazsp.org.br/Vídeos no YouTube:Documentário: “meu nome é Lisa”http://www.youtube.com/watch?v=Lwb_V2GODkwDocumentário: “Alzheimer dentro de uma família”http://www.youtube.com/watch?v=WbTecLyaF1oDocumentário HBO – Alzheimer: fase inicialhttp://www.youtube.com/watch?v=GfYXWi1FDAQDocumentário HBO- Alzheimer: fase finalhttp://www.youtube.com/watch?v=2HSxGIc5-AcEsquete do Parafernalha satirizando a Doença de Alzheimerhttp://www.youtube.com/watch?v=FHksPeHwvoo Acidente Vascular Cerebral (AVC) / Acidente Vascular Encefálico (AVE):Sites:Associação Brasil AVC. http://www.abavc.org.br/Vídeos no YouTube:Fisioterapia para caso clínico de AVC – CESMAChttp://www.youtube.com/watch?v=T_4SXxTQmdAUma menina andando com falta de forca e alteração posturalhttp://www.youtube.com/watch?v=bXSoY3mDANsIdentificando o AVC:http://www.youtube.com/watch?v=77sSwshebt0Sinal de Babinskihttp://www.youtube.com/watch?v=4VRn8im08xUSinal do canivete:http://www.youtube.com/watch?v=gJ9Tu64U4pI Doença de Huntington:Artigos Científicos:Huntington’s Disease: The Past, Present, and Future Search for Disease Modifiers. – Clabough EB. – Yale J Biol Med. 2013 Jun 13;86(2):217-33. Print 2013 Jun. Link: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3670441/Sites:Associação Brasil Huntington. http://www.abh.org.br/index.phpO que é a Doença de Huntington? http://www.abh.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=49%3Ao-que-e-dh-&catid=36&Itemid=58Vídeos no YouTube:Let’s ask my brother: http://www.youtube.com/watch?v=JzAPh2v-SCQCBS Specials on Huntington’s Disease http://www.youtube.com/watch?v=65xf1olEpQM Doença de Parkinson:Artigos Científicos: (em portugês)TORRAO, Andréa S. et al. Abordagens diferentes, um único objetivo: compreender os mecanismos celulares das doenças de Parkinson e de Alzheimer. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2012, vol.34, suppl.2, pp. s194-s205. ISSN 1516-4446. http://www.scielo.br/pdf/rbp/v34s2/pt_v34s2a06.pdfUso de escalas para avaliação da Doença de Parkinson em fisioterapia:http://www.crefito3.com.br/revista/usp/01_04/Pages%20from%20pg01_60-49a56.pdfSites:Associação Brasil Parkinson. http://www.parkinson.org.br/firefox/index.htmlAssociação Parkinson Carioca. http://parkinsoncarioca.com.br/template.php?p=homeVídeos no YouTube:Minha Vida TV. http://www.youtube.com/watch?v=Ankapx8EJMgDepoimento de Paciente. http://www.youtube.com/watch?v=D0k2CaZb63QExplicação da Doença, sinais e sintomas. http://www.youtube.com/watch?v=sXiGaC2dwYE&feature=fvwp&NR=1Marcha Parksoniana (com festinação). http://www.youtube.com/watch?v=rTd0MY-EmHc Tourette:Artigos Científicos: (em inglês)GERMINIANI, Francisco M.B. et al. Tourette’s syndrome: from demonic possession and psychoanalysis to the discovery of gene. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2012, vol.70, n.7, pp. 547-549. ISSN 0004-282X. Link: http://www.scielo.br/pdf/anp/v70n7/14.pdfSteinberg T., King R., Apter A. – Tourette’s Syndrome: A Review from a Developmental Perspective – Isr J Psychiatry Relat Sci – Vol. 47 – No 2 (2010). Link: http://doctorsonly.co.il/wp-content/uploads/2011/12/2010_2_3.pdfSites:Associações/organizações sobre o transtorno:Brasil (ASTOC): http://www.astoc.org.br/source/php/index.php#Guia: http://www.portalinclusivo.ce.gov.br/phocadownload/publicacoesdeficiente/guiasindromedetourette.pdfO que é síndrome de Tourette? Link: http://www.astoc.org.br/source/php/025.phpUSA: http://tsa-usa.org/What is Tourette Syndrome? Link: http://tsa-usa.org/aMedical/whatists.htmlAustralia: http://www.tourette.org.au/Links oferecidos para conhecimento: http://www.tourette.org.au/links.phpVídeos no Youtube: (legendados)Crianças:Um programa em parceria com a HBO. http://www.youtube.com/watch?v=ou-KVmw05R4Adolescentes:O caso de John Davidson (15 anos) – Documentário da BBC – 2002.Parte 1 – http://www.youtube.com/watch?v=WOdBQYiIKWcParte 2 – http://www.youtube.com/watch?v=wX9d7tWWSGAParte 3 – http://www.youtube.com/watch?v=OHulTZkRlW8Adultos:3 homens de férias. http://www.youtube.com/watch?v=XnIZ7e53g58Canal de psiquiatria com vários casos: http://www.youtube.com/watch?v=WOdBQYiIKWc&list=PLAF6596911E1A36BETourette na mídia: (propaganda famosa de uma  marca de chocolate):http://www.youtube.com/watch?v=-q4JEivzcaI Transtorno Bipolar:Artigos:Flávio Kapczinski, Benício Noronha Frey, Vanessa Zannatto – Fisiopatologia do transtorno afetivo bipolar: o que mudou nos últimos 10 anos? – Rev Bras Psiquiatr 2004;26(Supl III):17-21. Link: http://www.scielo.br/pdf/rbp/v26s3/22334.pdfSites:Associação Brasileira de Transtorno Bipolar. http://www.abtb.org.br/index.phpABRATA – Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos. http://www.abrata.org.br/new/Vídeos no YouTube:O que eu tenho TV – Transtorno Bipolar. http://www.youtube.com/watch?v=UX1rk7yJ6mwPessoas famosas e Transtorno Bipolar – Trabalho SENAC do Curso Técnico em enfermagem. http://www.youtube.com/watch?v=j3ZhjItyOAkPsiquiatra da Faculdade de Medicina da USP Alexandrina Meleiro – Entrevista dada a Jovem Pan OnlineDepressão. http://www.youtube.com/watch?v=UVlfzHcTSkkMania. http://www.youtube.com/watch?v=wNA1IxyVVlw&NR=1&feature=endscreenTratamento. http://www.youtube.com/watch?v=40Hkd47eNhoCanal “De médico e Louco”Depressão. http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&v=xuabi74pjp8&NR=1Transtorno Bipolar. http://www.youtube.com/watch?v=HGIUGROWdlcDepoimentos:Cassia Kiss (Atriz)Programa “Mais Você” com Ana Maria Braga (Globo) – 2007Parte 1. http://www.youtube.com/watch?v=UECPXLyT5O0Parte 2. http://www.youtube.com/watch?v=T0piOGW2YpEMarina W. (Escritora do livro: Não sou uma só: diário de uma Bipolar)Programa Alternativa Saúde com Patrícia Travassos (GNT). http://www.youtube.com/watch?v=OppXS5jTPkE Vícios:Artigos Científicos: (em inglês)IVÁN D. MONTOYA – Avances en el desarrollo de productos biológicos para eltratamiento de la adicción a las drogas y las sobredosis – Adicciones: Revista versión online – [2012 – Volumen 24 – Número 2]Sites:Drogas em geral: http://learn.genetics.utah.edu/content/addiction/drugs/index.htmlDrogas específicas:Drogas abusivas: http://learn.genetics.utah.edu/content/addiction/drugs/abuse.htmlMouse Party (Programa desenvolvido pela Universidade de Utah). http://learn.genetics.utah.edu/content/addiction/drugs/mouse.htmlSíndrome de abstinência alcoólica: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:BOxFJRNxHOgJ:www.fhemig.mg.gov.br/pt/downloads/doc_download/630-016-sindrome-de-abstinencia-alcoolica+s%C3%ADndrome+de+abstin%C3%AAncia&cd=8&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br Autismo: Artigos:Neurologia. 2013 Jul 16; 81 (3) :273-80. doi: 10.1212/WNL.0b013e31829c002f.Interneurons neocortical: a diversidade funcional e correlações clínicas. Benarroch EE . http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23858409Sites:http://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2012/07/050-051-173.pdfhttp://ubithesis.ubi.pt/bitstream/10400.6/1167/1/autismo%20%20fisiopatologia%20Vídeoshttp://www.youtube.com/watch?v=mv4p-yApL2Uhttp://www.youtube.com/watch?v=i3Dkf7RuGWQ Esquizofrenia:Artigos:Paciente Prefere adesão. 2.013; 7:121-32. doi: 10.2147/PPA.S37534. Epub 2013 30 de janeiro. Consciência de adesão à medicação antipsicótica em pacientes com esquizofrenia dos psiquiatras: resultados de uma pesquisa realizada em toda a Europa, Oriente Médio e África. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23390361Acta Med Porto. 2010 Nov-Dec; 23 (6) :1043-58. Epub 2010 28 de dezembro.[Cognição, cognição social e funcionamento na esquizofrenia]. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21627882Sites:http://neuromed89.blogspot.com.br/2009/07/esquizofrenia-do-grego-esquizo-dividir.htmlvídeos:http://www.youtube.com/watch?v=iFck41LgZ60Explicação da Esquizofrenia no Geral:http://www.youtube.com/watch?v=XKwy6pj9KLkhttp://www.youtube.com/watch?v=dm6VNuJnpx0 Epilepsia: Artigos:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-26492006000500009http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302008000300023http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23858325 Sites:http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23828532http://www.revistaneurociencias.com.br/edicoes/2011/RN1901/revisao/382%20revisao.pdfVídeos:http://www.youtube.com/watch?v=SXCPmVwEbF8http://www.youtube.com/watch?v=dxi0bmJM7xEhttp://www.youtube.com/watch?v=Vwdcjv3EEyUhttp://www.youtube.com/watch?v=-I9FF_5PsbQ Doenças relacionas a AIDS: Artigos:[Análise da diversidade genética do HIV-1 genes nef a partir de um paciente com o complexo de demência da SIDA ]. Ele ST, Chi YY, Pu SS, Liu JW, Wen HL, Wang ZY, Song YY, Xu HZ, Zhao L. Zhonghua Shi Yan Ele Chuang Lin Bing Du Xue Za Zhi . 2013 Fev, 27 (1) :18-21. Chinês. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23855121Sites:http://drfranciscobravim.site.med.br Dor Crônica: Sites:http://www.ebah.com.br/content/ABAAABTmwAJ/fisiologia-dorhttp://www.msd-brazil.com/suasaude/msdbrazil/patients/sua_saude/dor/dor2.htmlvídeos:http://www.youtube.com/watch?v=BSPCp0MsHRchttp://www.youtube.com/watch?v=LPO8cftxc_s

Seja um Patrocinador

Patrocinar qualquer programa para estudantes é uma experiência gratificante, pois os jovens apresentam muita emoção e paixão na execução de suas atividades extra-curriculares opcionais. Apoiar as Olimpíada de Neurociências proporciona um bônus adicional, uma vez os jovens que participam deste programa podem ser os futuros líderes nas mais diversas áreas de conhecimento (humanas, tecnológicas ou biomédicas). Assim, você estará contribuindo para o crescimento académico e científico do Brasil! Os competidores, assim como todo o público participante, terão contato com pesquisadores de ponta, muitos dos quais trabalhando para conhecer melhor o desenvolvimento e funcionamento do sistema nervoso, bem como na procura pelo entendimento e por curas para várias patologias (traumas, lesões, degenerações, doenças como Alzheimer, Huntington, Parkinson, etc).Partindo das experiências obtidas com as Olimpíadas de Neurociências para alunos do ensino médio, realizadas desde 2010 no Brasil foi idealizada esta iniciativa para estudantes de graduação. Muitas empresas e indivíduos (pessoa jurídica e pessoa física) podem apoiar ações como esta financeiramente, oferecendo recursos para a organização e execução dos eventos (doações de lanche, camisas, bonés, canetas, impressão de painéis, etc). Doações individuais de itens ou serviços que possam servir para premiação são muito apreciadas (viagens, bolsas em cursos e oficinas, livros, equipamentos eletrônicos, etc)Seguem, algumas sugestões de como indivíduos ou grupos podem colaborar e seja um parceiro da Olimpíada Brasileira de Neurociências para Graduandos:
  • Voluntários: seja voluntário para a organização e no dia do campeonato! Para ajudar, entre em contato com a equipe de coordenadores, através do e-mail obneurograduandos@gmail.com;
  • Nomeação da Competição ou do Troféu: a adoção do evento ou premiação, possibilita ao evento ou ao prêmio receber o nome de uma empresa ou indivíduo. Estes tipo de patrocínio é avaliado pela comissão nacional;
  • Prêmios para os Campeões Gerais, e conforme as sub-categorias: Morfologia, Neurociências Básicas e Neurociências Clínicas.
  • Doação de itens (troféus, placas, medalhas, livros, aparelhos eletrônicos, etc) ou serviços (bolsas de estudo, viagens, etc).
  • Vinculação do seu Website.
  • Divulgação por cartazes, folders, banners, etc.
A II Olimpíada Brasileira de Neurociências para Graduandos (OBNG) contará com um sistema de TUTORIA ONLINE, feita por discentes da pós-graduação em Neurociências da Universidade Federal Fluminense e integrantes do Núcleo de Pesquisa, Ensino, Divulgação e Extensão em Neurociências (NuPEDEN-UFF).

O objetivo da TUTORIA é atuar como um suporte para a retirada de dúvidas e treinamento dos candidatos e estará disponível para todos os candidatos na OBNG que tenham interesse. Nossa abordagem será por meio de uma plataforma EAD, onde os candidatos terão acesso a diversos materiais didáticos e interativos tais como estudos dirigidos, vídeos, animações, artigos. Além disso, poderão solucionar dúvidas através do e-mail, da plataforma online google classroom e, ainda, via chat pelo google hangouts (de acordo com o calendário de atividades disponibilizado).

Se você é um candidato inscrito e tem interesse no suporte da tutoria para tirar suas dúvidas, nos procure o quanto antes.

CONTATO
  • E-mail: tutoriaobng@gmail.com
  • Google classroom: OBNG 2019 (código de acesso será enviado por email para cada candidato)
  • Google Hangouts: Tutoria OBNG 2019 (convite será enviado por email para cada candidato)

CRONOGRAMA
  • Neurociências Básica (27/05 - 05/06) - chat 05 de junho 
  • Neurofisiologia (06/06 - 17/06) - chat dia 17 de junho
  • Neuroanatomia/Histologia (18/06 - 26/06) - chat dia 26 de junho
  • Neurociências Clínica (26/06 - 12/07) - chat dia 12 de julho
  • Revisão/Dúvidas 14/julho - 15/07) pelo chat

Equipe de Tutores
  • Bruna Teixeira – Doutoranda
  • Camila Saggioro - Doutoranda
  • Luana Chagas – Pós-doutoranda
  • Mariana Almeida – Doutoranda
  • Thalita Mázala – Doutora
  • Poliana Cappucio - Doutoranda

Opções de inscrição

Informações

PERÍODO DE INSCRIÇÃO:
10/04/ a 10/07/2019
enquanto houverem vagas disponíveis.

PROVAS E ATIVIDADES:
17, 18 e 19 de Julho de 2019
08:00 às 17:00 (manhã e tarde).

Apoio e Realização

Local de Realização

Centro de Ciências da Saúde da UFRJ
Av. Carlos Chagas Filho, 373.
Auditório Rodolpho Rocco - Quinhentão.
Ilha do Fundão, Rio de Janeiro - RJ.