novembro 9, 2018

SOBRE

II Simpósio Brasileiro de Neurociências (II SBN) ocorrerá de 17 a 19 de julho de 2019, no campus Cidade Universitária da Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ), na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro – RJ. Configura-se como um evento de promoção da ciência, formação de cientistas, divulgação científica e educação voltado principalmente para pós-graduandos e graduandos. Deste modo, almeja contribuir com o estreitamento das relações profissionais, de pesquisa e ensino, entre os estudantes e pesquisadores da área das neurociências, atuando como um semeador nacional das discussões de ponta da temática. Ressalta-se a importância de eventos nacionais para troca de experiências, estabelecimento de parcerias e colaborações a nível nacional entre os diversos núcleos de pesquisa, prospectando estudos de excelente qualidade técnico-científica desenvolvidas no Brasil.

O II Simpósio Brasileiro de Neurociências realizar-se-á nos dias 17, 18 e 19 de Julho de 2019 no Centro de Ciências da Saúde, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. A programação contará com conferências, mesas e palestras que abordarão temas atuais e pertinentes às diversas esferas das neurociências, permitindo o encontro de graduandos e pós-graduandos com pesquisadores com larga experiência dentro das neurociências. Acreditamos que este tipo de atividade é um fim em si mesmo, sendo componente essencial à iniciação científica e à construção do senso crítico do pesquisador, onde os participantes podem debater com especialistas das subáreas das neurociências, discutindo temas relevantes, de forma integrada e sob diferentes óticas, como a biologia molecular, fisiopatologia, clínica e morfologia.

Para complementar a programação do evento, serão oferecidos minicursos de caráter teórico-prático que visam permitir a capacitação e atualização dos profissionais da ponta em assuntos e técnicas pertinentes e necessários ao desenvolvimento profissional nas ciências do sistema nervoso. Para os alunos envolvidos, o evento se configura como uma oportunidade singular para capacitação em metodologias avançadas de pesquisa, realçando sua importância na construção do conhecimento e fortalecendo sua inserção na própria área acadêmica.

Adicionalmente, os trabalhos submetidos e selecionados serão alocados em sessões de exposição de banners, nas quais serão avaliados por uma banca/avaliadores composta por doutores e doutorandos, dando a oportunidade destes últimos contribuírem nos trabalhos dos graduandos, além de complementarem a sua própria formação crítica. Vale ressaltar que trabalhos de pós-graduandos serão avaliados apenas por professores doutores, que possam trazer contribuições às pesquisas em andamento. É uma oportunidade para os apresentadores dialogarem com pesquisadores com reconhecida atuação na área e também com colegas que desenvolvem pesquisas interseccionais. Ao mesmo tempo, o público em geral do Simpósio também poderá se atualizar em relação ao que tem sido pesquisado pelas Instituições nos tópicos abordados.

Neste sentido, os objetivos específicos incluem: (1) fomentar a comunicação entre os estudantes e pesquisadores das diversas áreas das neurociências no ambiente acadêmico, de modo que se possa fortalecer e gerar parcerias entre os núcleos de pesquisa envolvidos; (2) integrar, incentivar e proporcionar aos alunos da graduação e da pós-graduação, a oportunidade para expor e discutir seus trabalhos; (3) Permitir que os doutorandos avaliem trabalhos de graduação, com a supervisão de um professor doutor, desenvolvendo suas capacidades críticas; (4) Contribuir para a atualização dos estudantes com atividades expositivas e interativas (palestras, mesas-redondas, palestras, minicursos) com pesquisadores da área; (5) Proporcionar o contato com pesquisadores de alto desempenho e notório saber de diversas instituições de pesquisa e ensino; (6) Capacitação e atualização em técnicas de pesquisa, através dos workshops e cursos teórico-práticos.

Soma-se, por fim, a realização eventos satélites concomitantes: (1) VII Olimpíada Brasileira de Neurociências, uma ação extensionista destinada a alunos do Ensino Médio que visa o despertar de vocações, incentivo à revelação de jovens talentos e uma estratégia para estimular o estudo sobre os diversos temas; (2) a II Olimpíada Brasileira de Neurociências para Graduandos, que busca instigar os graduandos a se aprofundarem nos aspectos técnicos da neurofisiologia, clínica neurológica, neuroquímica, neuromorfologia etc.; (3) XII Curso de Formação Continuada em Neuroeducação e (4) Curso de Férias em Neurociências.