Page 6 - CADERNO DE RESUMOS
P. 6
NEUROCIÊNCIA DA APRENDIZAGEM: UMA AVALIAÇÃO DA APLICABILIDADE DO
CONHECIMENTO NEUROCIENTÍFICO À ÁREA DE ENSINO ........................................................... 75
MODELAGEM E IMPRESSÃO 3D COMO FERRAMENTAS DE ESTÍMULO À CRIATIVIDADE, À
DIVULGAÇÃO DAS NEUROCIÊNCIAS E À PRODUÇÃO DE MATERIAIS DE ENSINO. ...................... 76
A UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DO FAB LAB (LABORATÓRIO DE FABRICAÇÃO) NA
CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO COMO PROPOSTA DE DIDÁTICA
INVESTIGATIVA ............................................................................................................................ 77
A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DA MICROBIOTA E SUA INFLUÊNCIA NO ORGANISMO
PARA OS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SAÚDE ............................................................................ 78
CURSO PREPARATÓRIO PARA A OLIMPÍADA DE NEUROCIÊNCIAS DO RIO DE JANEIRO: O
LÚDICO NO ENSINO DAS NEUROCIÊNCIAS ................................................................................. 79
ADEQUAÇÕES PEDAGÓGICAS E NEUROCIÊNCIAS: UMA PERSPECTIVA A PARTIR DO DESENHO
UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM COMO ALTERNATIVA À DUPLA EXCLUSÃO ......................... 80
Paradigmas Complexos: línguas de sinais e neurociências no ensino de inglês ......................... 81
RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA FUNDAMENTADOS EM NEUROCIÊNCIAS COMO
INSTRUMENTOS DE DESENVOLVIMENTO EM UM CASO DE SÍNDROME RARA .......................... 82
O USO DE PARÓDIAS MUSICAIS COMO INSTRUMENTO PARA O ENSINO DE NEUROANATOMIA
..................................................................................................................................................... 83
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE NEUROCIÊNCIAS COMO FERRAMENTA PARA DIVULGAÇÃO E
POPULARIZAÇÃO DAS NEUROCIÊNCIAS ...................................................................................... 84
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: um olhar sobre a prática pedagógica e o
processo de avaliação. ................................................................................................................ 85
JOGOS DIGITAIS E NEUROEDUCAÇÃO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM ........................ 86
Avaliação da expressão de proteínas de resistência tumoral como estratégia diagnóstica e
terapêutica em glioblastomas ..................................................................................................... 88
Neurociência cognitiva: uma abordagem CTSA no Ensino de Química ...................................... 89
Análise de mini-promotores para expressão em células ganglionares da retina de ratos adultos
..................................................................................................................................................... 90
Mindfulness Virtual – uma estratégia educacional para desenvolver o estado de atenção plena
de estudantes da UFRJ. ............................................................................................................... 91